ABZ | 63. Afinal, qual é o propósito da escola?
Formar pessoas, cidadãos e profissionais. Março foi o mês das mulheres.
Olá :)
Entrei na escola primária em 1980. Foi um dia importante. Agora ía para a escola! Eu já sabia ler e escrever, mas agora ia “aprender” a ler e escrever e tinha que me portar bem e ser boa menina. A forma como me portasse iria refletir a forma como os meus pais me educaram.
A maior parte dos professores que hoje estão na escola farão parte desta geração. O que a escola tinha para oferecer era isso: ensinava matérias e nós aprendíamos se pudéssemos, quiséssemos e conseguíssemos.
Passaram mais de 40 anos e o nosso país mudou, o mundo mudou e portanto a escola também mudou. Sabemos mais sobre como se aprende e portanto procurámos mudar a forma como se ensina. A escola passou a ser para todos e durante mais tempo e por isso teve que responder a necessidades específicas que antes não existiam porque estas crianças não estavam na escola, ou a abandonavam.
Estamos melhor, mas, em geral, menos preparados. Queremos fazer melhor e até sabemos como, e não é possível. Porque agora para além de ensinar a ler e a escrever também é preciso: incluir, alimentar, orientar para o futuro, informar sobre comportamentos saudáveis na relação com os outros, na internet, na sexualidade, na alimentação, no exercício físico, na gestão de emoções, na definição de um projeto de vida … E não tem fim.
Há uns tempos, ouvi um ex-ministro da educação dizer que a escola serve três propósitos:
Formar pessoas para a autonomia e liberdade
Formar cidadãos com sentido de ética e responsabilidade
Formar profissionais - preparados para o mercado de trabalho
Já estamos muito competentes a formar profissionais. Há várias décadas que estamos a aperfeiçoar esse propósito. Talvez seja agora o momento de nos tornarmos mais competentes nos outros dois.
Estamos a perpetuar as diferenças inequalidade de género?
Já estamos no meio de abril e, quase a chegar ao aniversário da nossa democracia, deixo uma breve reflexão pessoal sobre um tema que não passa de moda.
Porque dia 8 de março foi designado pela United Nations (em 1975) como o INTERNATIONAL WOMEN'S DAY (MARCH 8), o mês de março passou também a ser considerado o mês das mulheres.
Durante este mês fala-se mais sobre as mulheres e o feminino, aponta-se para o que já mudou e o que falta mudar, há mais mulheres a falar de um sítio de autoridade, há mais homens em silêncio e a "deixar" que se fale mais.
No final, espera-se mais que no próximo ano se fale menos.
Este ano faço 50 anos, mais um do que o dia Internacional das Mulheres.
Fica aqui a minha celebração.
Março. Mulheres. Mais e melhor.
Leiam o post aqui
Gostava de ter na sua escola uma conversa à volta deste tema (ou outros relacionados) ?
Contacte-nos a propor uma data e um tema. Podemos combinar a melhor forma de acontecer.
Veja os contactos no final da Newsletter
Contactos
Avenida da Boavista, 80, sala 16
4050-115 Porto (Junto ao Hospital Militar)
Tel: 912 507 640 | @isabellage.psi