ABZ | 58. Palavra do Ano: Professor
Dica para gerir comportamentos disruptivos na sala de aula.
Olá!
Desde 2009 que a Porto Editora lança a votação para a “Palavra do Ano”. A lista que vai a votação é organizada em função da relevância e da frequência com que foi usada nesse ano nos media e redes sociais. Depois, é aberta a votação ao público.
Este ano a palavra escolhida foi PROFESSOR.
Estas eram as palavras candidatas: clima· conflitos· demissão· habitação· inflação· inteligência artificial · jornada· médico· navegadoras
Não podemos deixar de considerar curioso que tenha sido “professor” a palavra escolhida, quando na lista também estava “Inteligência Artificial”.
Parabéns a todos o/as professore/as que continuam a trazer conhecimento, a fomentar a criatividade e a vontade de aprender e a ajudar tantas crianças e adolescentes a crescer e a tornarem-se pessoas.
Instagram | @isabellage.psi
Hoje deixo uma dica para a sala de aula que já foi publicada no Instagram
Quando na sala de aula aparece algum comportamento que vem perturbar o que está a ser feito (ex: alguém se levanta ou fala mais alto, as conversas paralelas aumentam de tom, ou há um comentário desadequado), parece inevitável interromper para “corrigir” esse comportamento.
Experimente o seguinte.
Imagine que tem um foco na sua mão e que pode usá-lo como holofote ou como luz de varrimento. Se ligar o foco, está a colocar toda a iluminação naquele comportamento e tudo o resto deixa de existir (como num palco em que se ilumina o protagonista) e, se ligar a luz de varrimento, então está a dar igual importância a todos e menor relevo a cada um.
Em foco seria: “fica quieto”, ou “meninos estejam calados!”
Em varrimento seria: “Para fazermos este exercício/leitura/tarefa vamos precisar de estar ainda mais atentos. Reparem bem nesta parte….”
Experimente, e diga-nos como e se resultou.
Contactos
Avenida da Boavista, 80, sala 16
4050-115 Porto (Junto ao Hospital Militar)
Tel: 912 507 640 | @isabellage.psi